Cuidados com os exercĂ­cios no verĂŁo

cuidados com os exercicios no verao

Malhar em dias quentes demais pode exigir um esforço extra do seu corpo, pois tanto o exercĂ­cio quanto o calor do ambiente elevam a temperatura corporal, prejudicando diversas funçÔes e ĂłrgĂŁos, impactando no desempenho fĂ­sico. Em climas Ășmidos, como acontece no Brasil, a situação pode ser ainda mais desafiadora, jĂĄ que o suor nĂŁo evapora rapidamente da pele, comprometendo sua função de resfriar o corpo. Por isso, fique atento Ă  algumas recomendaçÔes:

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Poupe seu corpo do calor.

Preste atenção na previsão do tempo e aos alertas de calor. Saiba quais os horårios de pico e evite praticar exercícios ao ar livre nestes períodos.

Conheça o seu nível de condicionamento físico.

Caso seja iniciante nos exercícios, tenha mais cuidado quando estiver se exercitando ao ar livre e com temperaturas altas. Reduza a intensidade e faça pausas frequentes.

Beba muito lĂ­quido.

O suor ajuda a resfriar o corpo e, para que ele funcione plenamente, Ă© preciso estar com o corpo bem hidratado. NĂŁo espere sentir sede, pois esse jĂĄ Ă© um sinal de desidratação. E se vocĂȘ pretende se exercitar intensamente ou por mais de uma hora, considere repor os lĂ­quidos tambĂ©m com uma bebida isotĂŽnica.

Use roupas adequadas.

Roupas leves, prĂłprias para a atividade fĂ­sica, ajudam o suor a evaporar e mantĂȘm seu corpo resfriado. TambĂ©m evite cores escuras, que absorvem mais o calor. E se possĂ­vel, use um bonĂ©.

Evite o sol do meio-dia.

Faça exercícios pela manhã ou à noite, quando as temperaturas, geralmente, são mais amenas.

Proteja-se.

Use protetor solar ou exercite-se na academia.

Entenda os riscos.

Se vocĂȘ usa medicamentos e pretende se exercitar no calor, converse com seu mĂ©dico para receber orientaçÔes corretas e saber as precauçÔes que devem ser tomadas. Isso evita sustos e que vocĂȘ fique longe dos exercĂ­cios. Siga estas recomendaçÔes e mantenha o pique!

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