Pensando em Envelhecimento Saud√°vel!

envelhecimento saudavel

Muitas pessoas começam a planejar uma velhice saudável apenas quando ela chega, mas você sabia que o ideal é iniciar esse projeto o mais cedo possível?

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Dentre os fatores que favorecem chegar à terceira idade com o corpo e a mente na melhor forma, 30% são genéticos, e ainda não podemos modificar. Mas os outros 70% dependem exclusivamente de nós, de como alimentamos e exercitamos nosso corpo e mente. Em outras palavras, dependem do nosso estilo de vida!

Comer de forma balanceada e colorida, sempre incluindo frutas, vegetais, carnes magras e fontes de proteínas vegetais, juntamente com a utilização de suplementos nutricionais de alta qualidade, é a base de tudo.

Quando pensamos em envelhecimento, manter a massa muscular √© vital para n√£o haver perda de autonomia e sa√ļde. Aqui a combina√ß√£o de prote√≠nas de alto valor biol√≥gico com um programa adequado de exerc√≠cios √© que vai fazer a diferen√ßa.

Depois dos 30 anos de idade, normalmente perdemos 1% da massa magra a cada ano de vida. Mas com a prática de exercícios de força e resistência, aliados à ciência da nutrição, é possível aumentar e fortalecer a massa muscular em qualquer época.

Além dos exercícios físicos, exercitar a mente, estando sempre abertos para aprender coisas e experiências novas, desafiar o cérebro com leituras e atividades interessantes é muito importante.

Bebidas fonte de cafe√≠na, como ch√° verde e guaran√° s√£o promotores do bom funcionamento mental, assim como alimentos e suplementos que contenham o √°cido graxo √īmega 3.

Finalmente, uma palavra sobre a preven√ß√£o da osteoporose: como estamos vivendo cada vez mais anos, nossos ossos e articula√ß√Ķes precisam estar sempre fortes. A vitamina D e o c√°lcio s√£o a chave para isso, juntamente com uma rotina ativa e saud√°vel.

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